Disciplinas ministradas para a licenciatura e o bacharelado de artes cênicas
por Nina Caetano
Dramaturgia A: Dramaturgia Clássica.
Ementa: Dramaturgia Clássica: de Aristóteles ao Drama Burguês. Iniciação à Técnica Dramatúrgica.
Conteúdo Programático: As formas literárias: o texto dramático em comparação ao texto épico e ao lírico. A teoria aristotélica e o conceito clássico de drama. A tragédia clássica e seus elementos constituintes. Nascimento e evolução do drama burguês. Elementos fundamentais da dramaturgia clássica: ação, personagem, conflito. A situação dramática. O diálogo dramático. Introdução à escrita dramatúrgica: criação do texto teatral a partir de imagens, personagens ou situações dadas.
Dramaturgia B: Dramaturgia Não-Aristotélica
Ementa: A Dramaturgia não-aristotélica e as principais formas teatrais mistas: seus elementos e modos de funcionamento. Oficina de textos.
Conteúdo Programático: Um caso sui generis: A comédia antiga grega. A dramaturgia medieval: Os autos e mistérios. O grotesco e a farsa. A Commedia dell´arte. A comédia clássica e seus elementos constituintes: de Menandro a Moliére e Suassuna. Dramaturgia shakespeariana: a fusão de elementos cômicos e sérios. As formas mistas: tragicomédia. Sturm und drang. O romantismo e o melodrama. Oficina de textos: A criação de textos teatrais a partir de elementos estruturais das formas teatrais ou de roteiros de Commedia dell´arte.
Dramaturgia C: Dramaturgia Moderna
Ementa: Drama moderno: da crise do drama ao drama épico. Análise da técnica dramatúrgica empregada pelos principais dramaturgos do período.
Conteúdo programático: A teoria do drama moderno: crise do drama e tentativas de salvamento. O realismo e o simbolismo. O naturalismo e a peça de conversação. Os principais dramaturgos do absurdo. O diálogo com a encenação e o drama épico. A teoria brechtiana. Transcriações textuais. A criação de textos teatrais a partir dos elementos épicos.
Dramaturgia D: Dramaturgia Contemporânea.
Ementa: Dramaturgia do século XX e perspectivas para o século XXI. Elementos de construção da dramaturgia contemporânea.
Conteúdo programático: A dramaturgia de ruptura: teatro das vanguardas históricas. Precursores da dramaturgia contemporânea: Gertrude Stein, Heiner Müller e Samuel Beckett. Dramaturgia rapsódica e polifonia: fragmentação, simultaneidade, coralidade. A desconstrução do diálogo e da personagem. Processos coletivos de criação e a problemática da autoria. Escrita performativa e teatro pós-dramático. Experimentação dos mecanismos de criação textual contemporâneos na construção de um projeto de dramaturgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário