domingo, novembro 06, 2011

Tem história nos objetos? da série: críticas do FENATA

Categoria: Teatro de Bonecos/Animação.
Dia: 05.11.2011
Misturando a animação de objetos, a técnica de clown e a contação de histórias, o espetáculo Tem História no Forno nasce de uma idéia bastante interessante: fazer com que as atividades maçantes do cotidiano se transformem, a partir de novas relações e olhares, em divertidas brincadeiras. Para isso, os atores Luana de Lucca e Yuri Franco, oriundos da Cia. Truks e do Morpheus Teatro, duas importantes referências do teatro de animação, partem de um mote central: dois ajudantes de cozinha, constrangidos pela enfadonha necessidade de arrumar seu ambiente de trabalho, se enveredam pelo universo imaginativo de um deles, Mário, sonhador e apaixonado pelos livros e por histórias. Dina, seu contraponto, é prática, mas não resiste ao poder da imaginação do companheiro e logo, ela também, estará contando histórias.
No entanto, o espetáculo parece não concretizar essa magia: a arrumação da cozinha – pretexto para as ações que se desenrolam – e a conseqüente transformação dos objetos cotidianos em seres vivos, personagens das histórias, não se dá a ver em cena: a cozinha já está, desde o início do espetáculo, demasiado arrumada e os objetos, na maioria das vezes, já estão armados como “bonecos”. O jogo com os livros – motor inicial da imaginação de Mário – também é pouco explorado, bem como diversos objetos que jazem em cena, sem utilidade.
Apesar disso, o espetáculo consegue uma resposta bastante positiva das crianças, principalmente por meio dos jogos de interação propostos pelos atores, em especial por Yuri Franco que, em chave clownesca, deita e rola em brincadeiras com a jovem platéia. No entanto, em diversos momentos, a platéia aquecida e estimulada por essas brincadeiras, tem seus impulsos de interação constrangidos: é pedido a ela que se cale. E fica a pergunta, aos atores: como temperar a relação com o público que, sempre honesto, responde aos estímulos da cena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário